Artigos – Steve Jobs

Aqui vai um artigo difícil de ser feito -na minha opinião- pelos diversos assuntos correspondentes à Steve Jobs. Será que incluí-lo a um site sobre design faz sentido? Bom… pelo menos para mim faz, e muito.

Quem foi Steve Jobs?

Se é uma biografia que está procurando, pare de ler agora e vá para o wikipedia que valerá mais a pena… eu mesmo fiz isso para ter informações o suficiente pra dar minha opinião aqui.

Steve foi um gênio, isso é indiscutível. Talvez um profissional que qualquer empresa do planeta gostaria de ter. Talvez uma pessoa que levaria ainda qualquer empresa do planeta ao sucesso bilionário. E muito do seu sucesso veio da filosofia perante o design de seus produtos. Obviamente o design não era de sua autoria, mas sabia exatamente o que queria de seus designers e engenheiros… e isso fez toda a diferença.

Mas antes do sucesso, do profissional e visionário, vem o homem em si, e Steve Jobs, pelo que me parece, era um lixo de pessoa.

Há contos sobre o uso de drogas na adolescência, sobre calotes nos próprios amigos, sobre o roubo de ideias -coisa pela qual chegava a se gabar por ter feito, mais de uma vez-, entre outras “façanhas”. Visivelmente era o tipo de pessoa que passava por cima de tudo e todos para atingir seu sucesso.

Uma boa prova de que Steve não deveria ser a melhor das pessoas, é que chegou a ser demitido a Apple, empresa que ele mesmo fundou. Retornou 10 anos depois, é verdade, mas muito mais por seu talento empreendedor de elevar o patamar de um negócio que por sua personalidade.

Bom, mas o post num vai ser feito pra julgar e difamar o cara -que inclusive negava uma filha quando ainda jovem, alegando que “não queria ser pai”-.

Vamos falar de seus talentos, sua mente extremamente visionária e sua importância no design.

Steve Jobs não foi muito longe nos estudos. Nunca chegou a se formar em uma faculdade. Mas nesse período acadêmico se interessou muito por aulas de caligrafia, onde aprendeu muito da tipografia que usaria pelo resto de sua vida em seus produtos.

Tinha uma espécie de filosofia budista sobre a simplicidade, e este foi o seu diferencial. Sempre buscou simplificar ao máximo os computadores que vendia no inicio de sua carreira, montando-os de forma a transmitir uma sensação de unidade irredutível. Em seus produtos mais recentes, essa simplicidade ainda é muito presente, tanto na matéria física quanto em suas funcionalidades.

Pregava também que o software e o hardware deveriam sempre ser feitos um para o outro -uma parte que particularmente concordo-, como um corpo e a sua alma, algo que seria de extrema importância para seus produtos futuros de sucesso, como o Ipod, Iphone e etc.

Falando um pouco sobre o design em si, Steve Jobs foi muito importante. Como já falado, o desenho dos produtos não eram dele, mas era ele quem exigia e coordenava tudo. A extinção dos monitores e torres bege -que ficam quase marrom ou amarelo com o tempos- veio de sua cabeça, trocando o material usado por outro tipo de plástico, mostrando ao mundo, a transparência e simplicidade que se traduziram em centenas de outros produtos.

A forma de placa com extremidades arredondadas, presente no Ipod, Iphone e Ipad, também tornou-se febre mundial. Hoje é até mesmo difícil encontrar eletrônicos sem essa característica.

Enfim, Steve Jobs não foi um designer diretamente, mas de certa forma foi. Mudou e influenciou todo e qualquer produto que vemos e compramos hoje.

Gostou? Concorda? Discorda? Deixe seu comentário!

Anúncios
Etiquetado ,

2 pensamentos sobre “Artigos – Steve Jobs

  1. […] para o desenvolvimento de ferramentas utilizando HTML5, ou a declaração de ninguém menos que Steve Jobs, onde conclui que o desenvolvimento do HTML5 tornaria o Adobe Flash não mais necessário, tanto […]

  2. Emilly Brito disse:

    Gostei do seu artigo, muito interessante a forma como você escreveu. Na Wikipédia não consegui entender nada do que eu estava lendo, na verdade nunca consegui entender nada lá… Então, muito legal o que você quis passar, você mostrou os dois lados da coisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: