Grandes Artistas #7 Fumito Ueda

ImageEssa semana publicamos um post sobre o papel dos games na mídia de entretenimento.

Assim como em outras mídias, nem tudo que é produzido para os games pode ser considerado como uma forma de arte. Na verdade muito pouco do que é produzido hoje pode ser considerado arte.

Mas de vez em quando alguns títulos se destacam e ganham uma notoriedade maior, devido a características específicas que conseguem despertar em nós algumas emoções mais fortes. Quando isso acontece por diversos títulos seguidos de um mesmo autor podemos certamente considerar essa pessoa como um artista.

É o caso de Fumito Ueda.

Nascido em Tatsuno, Hyogo, Japão, em 1970, Fumito se formou em artes pela universidade de Osaka em 93. A decisão entre seguir carreiras no cinema, TV ou nos mangás logo tomou um rumo inesperado e acabou por culminar em seu ingresso na indústria dos videogames. Seu interesse em animação começou ainda enquanto adolescente, e seu primeiro trabalho depois de formado foi na produtora WARP, desenvolvendo animações para o game Enemy Zero, para o antigo console Sega Saturn. Mais tarde ingressou na Sony para encabeçar alguns projetos que tinha em mente. E é a partir daí que sua história começa a tomar forma.

O conceito do primeiro game planejado por Ueda-san era de um menino e uma menina que andavam sempre de mãos dadas e não falavam o mesmo idioma. Deveriam passar por vários desafios juntos, desenvolvendo uma relação afetiva liberta das convencionais formas de comunicação. Para produzir essa maravilhosa idéia, contou com uma equipe diminuta de apenas 9 profissionais, já contando com ele próprio e seu parceiro Kenji Kaido. Era assim formado o Team Ico, que levava o nome desse primeiro game, ICO. O que impressiona em ICO não é somente a relação entre os dois personagens principais, mas como, através da simplicidade, Fumito conseguiu criar um universo único, cativante, estimulante e misterioso, fazendo despertar sentimentos e emoções até mesmo no mais coração-de-pedra dos amantes dos videogames. E isso se deve exatamente à direção de arte, roteirização e criação dos personagens envolvidos no game. O nível alcançado surpreende; mesmo com as limitações gráficas do PS2, o time conseguiu, através de cenários muito bem construídos, efeitos sonoros primorosos e quebra cabeças muito bem resolvidos, criar um clima de solidão e relação pessoal único entre os dois personagens principais da trama. Ico, o garoto que dá nome ao título (e ao estúdio de Fumito) deve proteger sua companheira, Yorda, a qualquer custo, guiando-a pelos cenários e combatendo criaturas que desejam raptá-la. Não vou mais contar aqui sobre esse game, exatamente por que jogá-lo é uma experiência única e nunca experimentada por muitos, então vale a pena correr atrás!

O passo seguinte de Fumito após ICO foi o maravilhoso Shadow of the Colossus, considerado por muitos o melhor game já criado. Se o Team Ico foi feliz na produção de
[wallpaper-344629%255B8%255D.jpg]seu primeiro título, elevaram exponencialmente todas suas qualidades na produção de SotC. Mais uma vez Ueda-san trabalha as relações pessoais e o sentido de solidão, proporcionando ao jogador uma imersão no universo do game difícil de explicar a não ser jogando-o. Mas agora o personagem principal, Wander, conta com uma compania diferente, seu fiel corcel Agro, que passa a ser não somente seu meio de transporte, mas também sua única companhia na longa jornada para caçar os 16 colossus da Terra Perdida, a fim de vingar a morte de sua amada. Novamente não vou me estender na trama pois realmente ICO e Shadow of the Colossus são games que merecem ser jogados, não só por gamers, mas sim por qualquer um que goste de arte, cinema ou qualquer tipo de mídia de entretenimento.

Fumito saiu recentemente da Sony, deixando de ser funcionário e passando a ser um artista contratado até a finalização de seu próximo game, The Last Guardian, que está sendo produzido para PS3.

Quer saber mais sobre o Team Ico e seus games? Então acesse http://teamico.blogspot.com.br/ um excelente blog nacional sobre o assunto!

Confira também abaixo alguns excelentes vídeos demostrando o trabalho de Fumito Uead e do Team Ico:

Esse último vídeo contem spoilers sobre os games, então se você pretende jogá-los, aconselhamos que não assita (pelo menos por enquanto!)

Anúncios
Etiquetado , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: