Grandes Artistas #6 – Zinedine Zidane

Faço aqui um post de certo modo egoísta e pessoal.

Incluo na nossa categoria Grandes Artistas o jogador de futebol francês Zinedine Zidane.

Zinedine Yazid Zidane, nascido em Marselha no dia 23 de junho de 1972, é neto de argelinos e atuou como meia durante toda sua carreira. É considerado um dos maiores jogadores de futebol de toda a história, e o maior ídolo no futebol da França, ao lado de seu compatriota Michel Platini.

Muito reservado e aparentemente tímido, Zizou – como é chamado ainda hoje por seus amigos mais próximos – sempre foi discreto fora dos campos. Nunca houve algum escândalo envolvendo seu nome, nem sequer boatos ou fotos polêmicas.

Zidane considera a si mesmo uma pessoa muito sentimental e sensível.

Dentro de campo era muito aguerrido, porém também fugia dos holofotes, preferindo geralmente servir seus companheiros com belos e precisos passes.

Defendeu poucos clubes durante sua carreira, e teve muito sucesso com a seleção francesa, entrando para a história do país com títulos e gols de grande importância.

Começando sua carreira como jogador profissional no Cannes, da França, estreou em maio de 1989, e embora tivesse a má fama de jogar mal quando o time mais precisava dele e de terminar rebaixado da Ligue 1 na temporada 1991/92, foi, depois dela, vendido ao Bordeaux, que pagou sete milhões de euros por seu passe.

No Bordeaux conquistou seu primeiro título, passou a aparecer e ser convocado para a seleção francesa e disputou a final da Copa da UEFA de 1996, perdendo para o Bayer de Munique. A campanha no campeonato porém rendeu ao jovem francês uma bela transferência para a Juventus da Itália.

“Foi na Juventus que aprendi a ganhar”.

A frase repercute a sua primeira época vitoriosa, tanto no clube quanto na seleção francesa. Enquanto atuava na Itália, Zidane venceu a Copa do Mundo de 1998, e a Eurocopa de 2000, sendo premiado como o melhor jogador de futebol do mundo nos dois anos. Pelo clube venceu a Supercopa Europeia e o Mundial Interclubes em 1996 e a Serie A de 1997/98.

Em 2002 Zidane foi comprado pelo Real Madrid da Espanha. Foi a segunda negociação mais cara da história (setenta e sete milhões de euros) e até 2009 a maior. Logo em seu ano de estreia conquistou a Liga dos Campeões da UEFA, título inédito em sua carreira. No clube conseguiu muitos títulos, e em 2003 foi premiado pela terceira vez como o melhor jogador do mundo.


Artista

“Beleza, mas porque ele veio parar aqui no blog?”

Zidane era um maestro dentro de campo. Era conhecido com um jogador “clássico”, “das antigas”. Corria só o necessário, dominava bolas indomináveis, fazia passes desconcertantes, usava as duas pernas perfeitamente, etc. Zizou foi um jogador belíssimo de se assistir.

Sua técnica e seu domínio tiravam os adversários da jogada com poucos e simples toques. Girava em cima da bola deixando os oponentes sentados no gramado. Chutava pouco ao gol, mas com precisão e plasticidade.

Zidane é um jogador com características muito raras, e dificilmente teremos um atleta parecido.

Vejamos agora tudo isso que estou falando em vídeo, acho que será mais fácil de entender sobre o Grande Artista que dedico o post.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=C7mXGMcpA0g&hd=1]

Quer ver mais videos? Tem aqui no youtube e vimeo

Quer saber mais de um dos nossos maiores carrascos? Aqui tem tudo tudo!

Anúncios
Etiquetado , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: