Grandes Artistas #1 – Bjarke Ingels

Nossa paixão por arquitetura aqui no estúdio é mais que conhecida. Também nosso hábito de questionar tudo o que aprendemos, conhecemos e vemos por aí. Uma das grandes críticas minha e do Rafa é em relação ao ensino da arquitetura. Enquanto o mercado exige um modelo genérico e sem qualidade, nas escolas brasileiras enfiam garganta a baixo uma utopia moderna, hoje desprovida de ideologia que acaba tendo um caráter meramente estético!

Quando conhecemos o trabalho desse mestre com cara de moleque aí do lado tivemos a oportunidade de repensar o que estávamos fazendo e o que queríamos para nós mesmos enquanto profissionais.

Bjarke Ingels é um arquiteto dinamarquês nos seus 37 anos, uma criança se comparado a outros grandes arquitetos! Estudou arquitetura na Royal Academy em Copenhague e na Escuela Superior de Arquitectura de Barcelona. Trabalhou com grandes feras do cenário internacional como Enric Miralles, mas creio que sua verdadeira história começa no OMA, junto com nada menos que Rem Koolhaas.

Hoje comanda o escritório BIG (Bjarke Ingels Group; que felicidade na escolha do nome heim?) com diversos projetos premiados como o conjunto multifuncional 8 House e o edifício habitacional Montain Dwellings.

O que mais me chama atenção em Bjarke são suas idéias nada convencionais (porém fantásticas e carregadas de sentido) sobre desenvolvimento da cidade, educação, sustentabilidade, espaço público e sobre a própria concepção de seus projetos. Bjarke também é realista em suas análises do meio, enquanto propõe coisas inusitadas, o trabalho é realista: explora as leis de mercado, propõe formas que ultrapassam as definições convencionais de público e privado e busca conexões diretas entre os usos, qualidades e potencialidades dos edifícios em algo que chama de “sustentabilidade hedonista”: sustentabilidade a fim de melhorar a qualidade de vida dos usuários. Tudo isso constitui um pensamento chamado por ele de “Think Big” e o que deu origem ao seu manifesto arquitetônico, “Yes is More!”

Acreditamos que o trabalho de Bjarke e do BIG deveriam servir de parâmetro para estudantes de arquitetura e profissionais da área. Novas idéias e postura crítica com o pé no chão!


Curtiu? Então confere aí o trabalho desse grande mestre e de seu escritório na página oficial do cara BIG

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: